Apon tamen tos

Certa vez me contaram que uma criança, visualizando uma placa, virou para seu pai e perguntou:

Pai, o que é que significa: Apon- tamen- tos? O pai achou graça do fato, uma vez que na placa estava separado tal qual o menino pronunciava, explicou para o garoto o que significava e o fato virou piada da família até o dia de hoje.

O motivo de retornar a esta piadinha familiar é que muitas vezes nossa visão está tão restrita às partes que não conseguimos enxergar o todo. Estamos tão focados nos individualismos nossos de cada dia que esquecemos do mundo que nos cerca e até queremos nos esquecer dele, mas isto não muda o fato que ele está lá, precisando ser mudado, e não pode ser mudado sem a nossa intervenção. Há quem queira mudá-lo, pra pior, e o conseguem bem rapidamente. Talvez não em sua ação consciente, afinal de contas acredito que ninguém acorda com o objetivo de "vou tornar o mundo um pouco pior hoje", tal como nos vilões de desenhos animados, a não ser os que sofrem de uma seríssima psicopatia, mas não é este o caso que quero tratar aqui, estou falando de pessoas saudáveis, mas que escolhem ver apenas um lado da moeda. Mas será realmente este o lado certo? Existe o lado certo? Porque a moeda tem dois lados?

Não estou defendendo aqui nenhuma ideia de que "você tem a sua verdade e eu a minha" nada muito idealista nem político, mas apenas uma reflexão. Eu quero que você pense comigo se você realmente está "fora da caixa" ou está inserido apenas em uma caixa diferente...

 

Os olhos do menino voltaram para a vida

Mas a vida o que é?

Que é a vida?

 

Dizem a vida ser isto...

Dizem da vida o que querem que seja.

Sonham e dizem,

Mentem.

 

Dizem a vida ser aquilo...

Dizem pra ganhar algo.

Sonham e Ganham.

Mentem.

 

Dizem a vida ser...

Mas não é o que dizem ser...

O que dizem da vida não é vida,

É parte dela.

 

Mentem, mentem, mentem...

Mentem por dinheiro

Mentem por querer uma realidade diferente.

Votam em mentiras porque querem acreditar,

Mas na verdade não acreditam,

Dizem mentiras porque querem vivê-las

Mas não vivem.

 

E no meio de tantas mentiras há verdades...

Há na verdade um sonho...

Um sonho de que cessem as mentiras.

 

By Líllian Paiva republicação do poema publicado em https://meupensamentoexpresso.blogspot.com